Áudio
Vídeo
Fotos
Objetos Pessoais
Instrumentos
Troféus, medalhas e placas
Partituras
 

Projeto Memória da Cultura Erudita Baiana através das Composições do Maestro Lindembergue Cardoso

O projeto, realizado pela Petrobras, tem como finalidade facilitar o acesso à obra do Maestro Lindembergue Cardoso e, consequentemente, à cultura erudita brasileira.

O acervo do memorial, antes apenas acessível para consulta 'in loco', agora permite a consulta pela internet, ampliando universalmente o seu acesso. Com a implementação do projeto, o acesso ao acervo do maestro foi ampliado, garantindo a perpetuação de sua obra, bem como o acesso à cultura de forma geral.

 

ETAPAS DO PROJETO:

1. Catalogação e Organização do Acervo

O acervo do Memorial Lindembergue Cardoso foi organizado e ordenado pela sua cronologia. Após isso, todo o acervo de partituras foi devidamente catalogado.

 

2. Restauração e Conservação

O acervo foi restaurado por equipe com vasta experiência neste procedimento. As partituras foram higienizadas, restauradas e acondicionadas em material a prova de tempo, para a sua guarda futura sem correr novo risco de deteriorização.

 

3. Digitalização dos originais das partituras

Para que as partituras pudessem ser acondicionadas em caráter permanente, as mesmas foram 100% digitalizadas e armazenadas em meios magnéticos para que servissem de fonte para reprodução quando da necessidade de envio de cópias para execução ou para consultas de pesquisadores e músicos em geral. Nesta etapa, foram utilizados scanners planetários, para evitar o contato físico com os originais, bem como permitir a digitalização de toda a área útil das partituras.

 

4. Digitalização de documentos Impressos

Todas as fotografias, programas de concerto, recortes de jornais e revistas e outros documentos históricos também foram catalogados e digitalizados para compor o acervo digital do memorial.

 

5. Disponibilização online das partituras

Um sistema de consulta e encomenda de partituras foi implementado no site e pode acessá-lo clicando aqui.