jun/05
Projeto Canarinhos da Terra Cantam Lindembergue Cardoso se apresentará em Salvador em julho

O Coral-Escola Canarinhos da Terra, ligado ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural (Nidic) da Unicamp, apresentará hoje (2) um concerto de encerramento de semestre com 160 vozes. O evento musical será realizado no auditório do Instituto de Artes (IA) às 9 horas, com entrada franca. Trata-se de um projeto interno, cujo repertório foi desenvolvido totalmente pelos grupos infantil e juvenil da Unicamp. O Coral-Escola é formado por três grupos de música - infantil: de seis a dez anos, juvenil: de 11 a 17 anos e os Meninos Cantores: avançado - e pertence à Federação de Pueri Cantores Internacional, da qual participam 17 corais brasileiros.

No mesmo dia, os Meninos Cantores exibirão parte do projeto Lindembergue Cardoso, iniciado em janeiro. Lindembergue será dividido em duas partes: uma erudita-folclórica e outra popular. Na erudita, será apresentada Missa Nordestina, composta por cinco peças sacras. Na popular, serão mostrados aboios, dois reisados e Forrobodó da Saparia. O evento deverá ter duração de duas horas. O coral Meninos Cantores, que é regido atualmente por Vasti Atique, foi o único da América Latina a participar em Roma no Jubileu do Milênio.

A homenagem a Lindembergue, compositor baiano já falecido, parte de reconhecimento à riqueza das suas mais de 100 obras - eruditas e populares. Foi Lindembergue quem compôs a missa de João Paulo II, quando de sua primeira visita ao Brasil, em 1980. "Escolhemos Lindembergue porque ele teve forte ligação com corais infantis e porque tivemos acesso direto às suas obras e partituras", conta Luís Pedro Simoni, presidente musical dos Canarinhos da Terra. A apresentação completa de Lindembergue será levada no mês de julho ao Sesc- Campinas (dia 17), ao Teatro Castro Alves, em Salvador-BA (dia 22), à Universidade Federal da Bahia (dia 23), à Catedral de Salvador (dia 24) e ao Teatro Sesc/Senac, no Pelourinho de Salvador (dia 28).

Filosofia - Além de ser cultural, o projeto Canarinhos é social. "Tiramos as crianças das drogas e de situações de violência, mostrando-lhes um novo horizonte", conta Luís Simoni que, juntamente com a assistente social Maria Helena Simoni, abraçaram a causa do Coral-Escola. Seus participantes, na maioria pessoas carentes, ganham transporte, alimentação (oferecida pelo Restaurante Universitário), assistência fonoaudiológica e uniforme. É regido por Ana Yara Campos e Heloísa Lopes.

Recentemente, os Canarinhos foram contemplados com a aprovação da Lei Roaunett para manutenção do projeto, hoje patrocinado pela Petrobras. Os integrantes da Escola partem de uma estrutura seqüencial de aprendizado, sendo introduzidos às técnicas vocais, teoria, harmonia, iniciação a instrumentos. Os ensaios acontecem às sextas-feiras das 18h30 às 21h30 e aos sábados das 8h30 às 12 horas no IA. Américo Donizeti foi o fundador dos Meninos Cantores de Campinas e do Canarinhos da Terra.

Serviço - Crianças interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com Luís ou Maria Helena pelos telefones (19) 3249-0583, 3387-9737 ou 3387-4162.seu

Fonte: Portal Unicamp

< mais notícias