jun/04
Lançada coletânea "Memória - Lindembergue Cardoso", composta de 3 CDs com obras do Maestro

Aconteceu no dia 28.06.2004, com grande sucesso, na Reitoria da UFBA, o lançamento da coletânea “Memória de Lindembergue Cardoso”, composta de 3 CDs e que resgata algumas das principais obras do Maestro.

Dando início ao acontecimento, que se antecipa à data de 30 de junho, quando o maestro estaria completando 65 anos de nascimento, o Madrigal da Escola de Música da UFBA apresentou-se sob a regência do maestro Wellington Gomes, seguindo-se o lançamento com recepção no Salão Nobre da Reitoria, contando com a presença do Reitor da Universidade Federal da Bahia – Dr. Naomar Almeida; o Vice-Diretor em exercício da Escola de Música da UFBA, que regeu o Madrigal; ex-reitores Germano Tabacoff e Rogério Vargens, além de grande quantidade de familiares, amigos e admiradores do nosso Maestro Lindembergue.

Nos três CDs, a distribuição é a seguinte: No Volume 1 – Conjuntos, estão obras executadas por conjuntos tais como o de “Música Nova” e “Banda Sinfônica”, ambos da Escola de Música da UFBA, e ele é dedicado à mesma Escola, que estará completando 50 anos; no Volume 2 – Câmara, estão aquelas executadas por solistas, no caso os professores Fernando Lopes, Ryoko Veiga e Geová Nascimento, ou pequenos grupos, como Trio da UFBA, Quarteto da UNB e Quinteto de Sopros da UFBA (dedicado à sua cidade Livramento de Nossa Senhora e à cidade de Salvador); e no Volume 3 – Orquestra e Coro, estão as peças executadas pela Orquestra Sinfônica da UFBA, Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC e Madrigal da UFBA, (dedicado aos seus companheiros e amigos), estas últimas regidas pelos Maetros Piero Bastianelli, Alceu Bocchino, Henrique Morelenbaum e Erick Vasconcelos.

As obras resgatadas são: “Réquiem para o Sol”, “Suitemdó”, “Extrême”, “Relatividade I”, “Lembrandinha”, “Trio”, “Relatividade III”, “Quinteto”, “Toccata”, “Minimalisticamixolidicosaxvox”, “Sedimentos”, “Missa João Paulo II”, “Via Sacra”, “Influência”, “Ritual”, “Pleorama” e “Os Santos”.

Para que este sonho se tornasse realidade, contamos com a completa e total disposição do músico e compositor Ataualba Meirelles, que disponibilizou o seu estúdio de gravação (Virtual Studio) e resgatou quase todo o material gravado (com a ajuda indispensável do seu colaborador Gilvan), e também com o apoio do cineasta Cícero Batomarco, que conseguiu junto à Caraíba o patrocínio que deu a largada para a empreitada. Em seguida veio o apoio da VIVO.

< mais notícias