out/13
Concerto "Tributo a Lindembergue Cardoso" encanta público no TCA

O concerto "Tributo a Lindembergue Cardoso", da Orquestra Juvenil da Bahia (Projeto Neojibá), realizado no Teatro Castro Alves no último dia 6 de outubro, com regência do Maestro Eduardo Torres, foi um sucesso de público e crítica.

A plateia, que se fez presente em bom número e quase lotou a sala principal do TCA, saiu satisfeita e elogiou bastante a apresentação da Orquestra, que executou obras do Maestro Lindembergue e mais duas obras feitas em sua homenagem.

Entre uma composição e outra, o Maestro Eduardo Torres explicava a que se referia ou contava alguma curiosidade a respeito de cada obra que seria executada, o que foi bastante interessante e às vezes até divertido, enriquecendo ainda mais a apresentação com informações sobre Lindembergue Cardoso e suas composições.

As músicas escolhidas para o concerto possibilitaram ao público conhecer as várias vertentes da obra do compositor, que era bastante eclético. A apresentação começou com a "Rapsódia Baiana", composta em 1982 para a estreia da Orquestra do Estado da Bahia. Em seguida, foram executadas a "Rapsódia Luiz Gonzaga", a "Parodichianna Brasileira" (uma paródia das Bachianas de Villa-Lobos), "Extrême" (a mais avançada de todas, apesar de ter sido inspirada em um balcão frigorifico da cantina da Escola de Música da UFBA que, por estar com defeito, fazia um som irritante e contínuo) e duas obras a ele dedicadas: "Três variações - É doce morrer no mar", do seu professor Ernst Widmer, e "Elegia" do grande amigo Aylton Escobar, escolhidas entre as quase vinte obras a ele dedicadas por grandes compositores como Almeida Prado, "Ernst Mahle", Paulo Lima, Osvaldo Lacerda, Mário Ficarelli e outros não menos importantes. Em seguida, "Nove Variações para Fagote", muito bem executada com solo de Abner Silva, e, fechando com chave de ouro, "Ritual".

O Concerto, dedicado à Sra. Aída Rocha Cardoso (mãe do Maestro Lindembergue), falecida no dia 1o. de outubro de 2013 em Livramento de Nossa Senhora-Ba, foi o fechamento do projeto "Memória da Cultura Erudita Baiana através das composições do Maestro Lindembergue Cardoso", da Petrobrás, que possibilitou a restauração e digitalização de todo o acervo do compositor: partituras de todas as suas obras, partes de orquestra, programas de concertos, álbuns de fotografias, entre outros. Todo este material será disponibilizado no site oficial do Maestro já no início de novembro deste ano e poderá ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, fazendo com que seu acervo e suas obras estejam disponíveis para visualização e download para pesquisadores, estudantes, músicos que queiram executar suas obras e público em geral.

< mais notícias