Giramundo Teatro de Bonecos
Missa do Papa
Espetáculo Som e Luz
Posse na Academia Brasileira de Música
Vice-Direção Escola de Música UFBA
Ópera Lídia de Oxum
Professro Emérito da UFBA

 


 


 

 

 

 

 


Estando para ser completados 100 anos em 1988, da "Abolição da Escravatura" no Brasil, dirigiu-se o poeta e escritor Prof. Ildásio Tavares ao compositor Lindembergue Cardoso, solicitando a sua parceria para a composição de uma ópera, a partir de libreto de sua autoria, que teria sido criado para ser apresentado como uma peça intitulada "O Barão de Santo Amaro", e que falava do tema em questão, e logo a idéia foi assimilada por Lindembergue. Após muitos cafezinhos e reuniões (papos) com sugestões de ambas as partes, na cantina da Escola de Música, ficou pronta a obra genuinamente brasileira, cantada em português e iorubá.

Mas não houve interesse do poder constituído naquela ocasião, e foi negada a alegria ao compositor, de ver a sua obra apresentada ao público, para o qual foi composta.

Alguns anos depois, em 1995, após novos entendimentos e interesse mútuo demonstrado entre governo do estado, na administração do Dr. Antônio Carlos Magalhães, sendo secretários de estado Paulo Gaudenzi Rodolfo Tourinho e autores da obra, acontecia a estréia a 29 de junho no Teatro Castro Alves, sob a regência do Mo. Júlio Medaglia, quando estiveram presentes além de autoridades, convidados especiais de Salvador e de outros estados, tais como Marília Gabriela, Ricardo Boechat, Nizan Guanais, Milton Gonçalves, já tendo sido porém realizada uma récita inicial para alunos da rede pública de ensino. Foram realizadas mais três récitas, nos dias 30 de junho (data de nascimento do compositor), 2 e 3 de julho/95. Ela foi apresentada também no Teatro Nacional - Brasilia (DF), e no Teatro Municipal de São Paulo (SP).

No ano de 1996, dessa vez em um outro contexto, com nova montagem de cenário e novo figurino, foi encenada em um palco armado na Lagoa do Abaeté, em duas récitas, dias 1 e 2 de julho, ainda sob a regência do Mo. Medaglia.

Ouça trecho da Ópera Lídia de Oxum